#Destaques #Escolha do Editor

Angola e Brasil preparam reforço da cooperação

Angola e Brasil realizam, a 5 de Abril deste ano, em Brasília, a próxima sessão da Comissão Mista para o aprofundamento das relações diplomáticas e de cooperação bilateral.

Para a preparação e concretização deste evento, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, manteve, quarta-feira, uma conversa telefónica com o ministro dos Negócios Estrangeiros da República Federativa do Brasil, segundo uma nota de imprensa chegada esta quinta-feira à ANGOP.

Durante o contacto telefónico, os dois governantes falaram das relações políticas privilegiadas entre Angola e o Brasil, proximidades geográficas e culturais que unem os dois países e povos, assim como abordaram questões relacionadas com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Entre os temas tratados, destaca-se o reforço do pilar económico proposto por Angola, através da criação de uma estrutura dedicada ao assunto dentro do secretariado da organização.

Na ocasião, o governante brasileiro manifestou o interesse de relançar a parceria estratégica com Angola, apostando numa forte carteira de investimentos, estimada em 1,7 mil milhões de euros, para os sectores de energia, agro-indústria, farmacêutica, construção e turismo.

Esta cooperação inclui também o programa de cultivo de arroz, associado a um projecto agro-industrial de arroz, milho e feijão, da empresa brasileira Ruzene, em parceria com a angolana Sílaba, que está a ser estruturado financeiramente com um banco angolano.

Consta também da agenda brasileira, o desenvolvimento agrícola de perímetros irrigados, tendo em vista os projectos do Governo angolano para o combate à seca no Cunene e a experiência deste país na irrigação e apoio à agricultura familiar.

De acordo com o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, a experiência do Brasil no sector da Agro-pecuária é bem-vinda, por ajudar a promover e aprofundar a cooperação neste domínio.

A cooperação entre Angola e o Brasil começou a desenhar-se no dia 11 de Junho de 1980, com a assinatura do Acordo de Cooperação Económica, Científica e Técnica.

No âmbito desse acordo, os dois países desenvolveram a cooperação nas áreas da defesa, saúde, cultura, administração pública, formação profissional, educação, meio ambiente, desporto, estatística e agricultura.

Angola e o Brasil têm, igualmente, trabalhado para o reforço e aprofundamento do seu relacionamento no âmbito da CPLP, com realce para as questões dos acordos de mobilidade, facilitação de investimento e da dupla tributação.

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar