#Destaques #Economia

Angola leva 25 empresas a IMEX-Barcelona

Angola participa a partir de hoje, até dia 21, na 7.ª edição da feira IMEX-BARCELONA 2023, com uma delegação empresarial de cerca de 25 empresas, chefiada pelo ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, no quadro da cooperação com o Reino de Espanha.

O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, lidera uma equipa de técnicos, que participa, de 17 a 20, na Feira Internacional “IMEX”, em Barcelona, Espanha.

Neste evento, que congrega as principais empresas do sector da indústria e do comércio à escala mundial, segundo uma nota enviada ao JA Online, a participação de Angola visa melhorar a cooperação e a competitividade entre as empresas angolanas e espanholas, apresentando a maior oferta de produtos e serviços necessários para promover a sua internacionalização e estabelecer contactos bilaterais.

“Nesta edição, Angola almeja também continuar a identificar as oportunidades comerciais e/ou industriais que o Reino da Espanha dispõe, incentivarem o aumento da produção de bens exportáveis, simplificando a actividade comercial externa dos países da SADC e conquistar outros mercados externos”, lê-se no documento.

A IMEX é realizada pela revista Moeda Única que já conta com 21 edições em Madrid, oito na Andaluzia, seis em Barcelona, cinco na Comunidade Valenciana, quatro em Castilla-La Mancha e duas na Astúrias.

A delegação angolana, que chegou ontem a Espanha, vai reunir com as direcções de grupos empresariais europeus, que têm demonstrado interesse em investir em Angola, em função das potencialidades que o país oferece em sectores como a agricultura, recursos minerais, além da localização estratégica em termos geográficos para aceder a outros mercados no continente africano.

Além do ministro Victor Fernandes, integra a comitiva a Espanha o secretário Estado para o Comércio, Amadeu Maurício.

Estão previstos, para amanhã, encontros com representantes da empresa Mercabar, seguido de uma visita as instalações daquele que é considerado um dos principais “clusters” espanhóis.

A delegação angolana tem ainda na agenda encontros com as chefias da “Mercat de la Bouquería” (mercado do cidadão com 200 bancas, cuja funcionalidade lhe confere a qualidade de um dos mercados mais conhecidos do mundo; uma reunião com a Generalitat de Catalunha de Empresa I Taball, e um encontro com o presidente do Cecot.

As relações comerciais bilaterais entre Espanha e Angola têm-se intensificado nos últimos anos. Em 2021, as exportações espanholas para Angola atingiram 140 milhões de euros (mais 60% do que em 2020) e as importações cifraram-se em 625 milhões de euros (mais 12% do que em 2020).

Estes números aumentaram ainda mais no período de Janeiro a Novembro de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior: as exportações espanholas aumentaram em 32% e atingiram 168 milhões de euros.

Segundo o Registo de Investimentos espanhol, o stock de investimentos espanhóis em Angola acumulado entre 1993 e 31 de Dezembro de 2020 é de 320 milhões de euros.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar