Angola leva 25 empresas a IMEX-Barcelona
Angola participa a partir de hoje, até dia 21, na 7.ª edição da feira IMEX-BARCELONA 2023, com uma delegação empresarial de cerca de 25 empresas, chefiada pelo ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, no quadro da cooperação com o Reino de Espanha.
O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, lidera uma equipa de técnicos, que participa, de 17 a 20, na Feira Internacional “IMEX”, em Barcelona, Espanha.
Neste evento, que congrega as principais empresas do sector da indústria e do comércio à escala mundial, segundo uma nota enviada ao JA Online, a participação de Angola visa melhorar a cooperação e a competitividade entre as empresas angolanas e espanholas, apresentando a maior oferta de produtos e serviços necessários para promover a sua internacionalização e estabelecer contactos bilaterais.
“Nesta edição, Angola almeja também continuar a identificar as oportunidades comerciais e/ou industriais que o Reino da Espanha dispõe, incentivarem o aumento da produção de bens exportáveis, simplificando a actividade comercial externa dos países da SADC e conquistar outros mercados externos”, lê-se no documento.
A IMEX é realizada pela revista Moeda Única que já conta com 21 edições em Madrid, oito na Andaluzia, seis em Barcelona, cinco na Comunidade Valenciana, quatro em Castilla-La Mancha e duas na Astúrias.
A delegação angolana, que chegou ontem a Espanha, vai reunir com as direcções de grupos empresariais europeus, que têm demonstrado interesse em investir em Angola, em função das potencialidades que o país oferece em sectores como a agricultura, recursos minerais, além da localização estratégica em termos geográficos para aceder a outros mercados no continente africano.
Além do ministro Victor Fernandes, integra a comitiva a Espanha o secretário Estado para o Comércio, Amadeu Maurício.
Estão previstos, para amanhã, encontros com representantes da empresa Mercabar, seguido de uma visita as instalações daquele que é considerado um dos principais “clusters” espanhóis.
A delegação angolana tem ainda na agenda encontros com as chefias da “Mercat de la Bouquería” (mercado do cidadão com 200 bancas, cuja funcionalidade lhe confere a qualidade de um dos mercados mais conhecidos do mundo; uma reunião com a Generalitat de Catalunha de Empresa I Taball, e um encontro com o presidente do Cecot.
As relações comerciais bilaterais entre Espanha e Angola têm-se intensificado nos últimos anos. Em 2021, as exportações espanholas para Angola atingiram 140 milhões de euros (mais 60% do que em 2020) e as importações cifraram-se em 625 milhões de euros (mais 12% do que em 2020).
Estes números aumentaram ainda mais no período de Janeiro a Novembro de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior: as exportações espanholas aumentaram em 32% e atingiram 168 milhões de euros.
Segundo o Registo de Investimentos espanhol, o stock de investimentos espanhóis em Angola acumulado entre 1993 e 31 de Dezembro de 2020 é de 320 milhões de euros.