#A nossa diáspora #Escolha do Editor #Multimedia #Vídeo

Angolanos em Lisboa juntos pela Paz e Reconciliação Nacional em Culto Ecuménico

Cerca de 500 angolanos em Lisboa marcaram ontem presença num Culto Ecuménico para assinalar o Dia da Paz e da Reconciliação Nacional. O evento, que decorreu sob o lema ‘21 Anos de Paz – Construindo uma Angola melhor, foi promovido pelo Consulado-Geral de Angola e juntou perto de uma dezena de congregações religiosas, unidas pelo mesmo propósito.

No evento, que decorreu nas instalações da Assembleia Municipal de Lisboa, a cônsul-geral de Angola em Lisboa, Vicência de Brito, pediu aos angolanos para juntarem sinergias, para preservarem a paz e terem um ambiente harmonioso.

A data assinala o silenciar das armas, devendo, por isso, e ser entendida como “um marco de tolerância e magnanimidade, um abraço verdadeiro de fraternidade e solidariedade que tornou todos os angolanos vencedores”.

A diplomata destacou que a efeméride é também moderadora e apela à coesão nacional, de forma que possamos reforçar a consciência de que Angola é de todos e, por isso mesmo, deve-se juntar sinergias e considerar que a democracia é tão importante para a paz e desenvolvimento, do mesmo modo que a paz e desenvolvimento são necessários para a democracia, sendo a justiça social essencial para o desenvolvimento harmónico da sociedade.

Na sua intervenção, o pastor da Igreja Adonai, Américo Marques, considerou ser necessário que se faça a manutenção da paz, para que ela permaneça no seio dos angolanos, lançando ainda um apelo aos concidadãos a estarem unidos, para preservarem o bem-estar de todos.

O culto contou com a presença de angolanos da Igreja Católica, Igreja Metodista, Assembleia de Deus Pentecostal Nascente do Seixal, Assembleia Pentecostal do Maculusso, para além da Adonei, entre outras, a par de diplomatas angolanos acreditados em Portugal, membros de associações juvenis.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar