#Economia #Capa

Biocom assegura 40% das necessidades nacionais de açúcar

A Biocom já assegura cerca de 40% das necessidades nacionais de açúcar, mas tem como meta atingir os 80% nos próximos 5 anos, segundo o director de Relações Institucionais da companhia de Malanje, Luís Adriano Félix Júnior,

Em declarações aos jornalistas, na passada quinta-feira, no município de Cacuso, à margem da cerimónia de abertura da safra 2023, o director explicou que Angola consome anualmente de 350 mil toneladas de açúcar, pelo que as 120 mil toneladas anuais produzidas pela Biocom representam um contributo de 40%, reduzindo as necessidade de importação de açúcar, poupando, assim, em divisas.

Luís Júnior disse que a companhia pretende atingir o pico produção em 2028, alcançando a meta de mais de 250 mil toneladas anuais. Até lá, avançou, a estratégia é aumentar gradualmente as áreas de plantio, passando dos actuais 30 mil hectares, para 40 mil hectares. “Aí estaremos em condições de atingir o pico” da produção, disse.

Por seu turno, o Secretário de Estado da Agricultura, João Cunha, que esteve em Cacuso em representação do ministro Francisco de Assis, destacou o aumento dos níveis de produção da Biocom constitui um contributo para o objectivo de reduzir “substancialmente a importação de produtos agrícolas, para que possamos, muito brevemente, exportar”

“Angola tem tudo para tornar-se num celeiro em África e no mundo, e não depender só e exclusivamente do petróleo, temos todas as condições”, desde terras aráveis e força de trabalho”.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar