#Angola #Destaques

China promete reforçar investimento em Angola

A China vai continuar a apoiar a construção das principais infra-estruturas sociais e económicas de Angola, assegurou esta quinta-feira, em Luanda, o seu embaixador em Angola, Gong Tao.

O diplomata, que falava à imprensa no final do encontro com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, referiu que Pequim vai apoiar a construção das grandes infra-estruturas, como o Novo Aeroporto Internacional de Luanda, em fase de conclusão, e o Centro Hidroeléctrico de Caculo Cabaça, no Cuanza, Norte, “entre outras obras que estão em bom andamento”.

O diplomata assegurou que a China vai aumentar os seus investimentos em Angola nos ramos da indústria, agricultura, pescas e exploração de minerais, para dar um maior impulso ao desenvolvimento socioeconómico de Angola e aumento de postos de trabalho.

“Fizemos uma avaliação positiva das nossas relações bilaterais, uma relação de parceria estratégica que foi sempre consolidada e aprofundada ao longo dos últimos anos, mesmo com os desafios do combate à Covid-19, em que os dois países estiveram de mãos dadas, apoiando um ao outro, para vencer a epidemia”, vincou, citado na ANGOP.

O responsável lembrou que um grande número de empresas chinesas fez investimentos em Angola, dando um importante contributo para a diversificação e industrialização da economia.

Gong Tao disse, igualmente, ter abordado com a sua interlocutora a necessidade de os dois países conjugarem esforços para promover a paz, a estabilidade e desenvolvimento no continente africano e no mundo.

Felicitou o Presidente João Lourenço por ter sido nomeado “Campeão da União Africana (UA) para a Paz e Reconciliação”, na Cimeira Extraordinária sobre Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, realizada a 28 de Maio de 2022, em Malabo, Guiné-Equatorial.

“Admira-me muito o papel de mediação de Angola para a paz na região dos Grandes Lagos”, disse o diplomata que aproveitou, também, para felicitar a presidente da AN, Carolina Cerqueira, pela organização, em Outubro deste ano, em Luanda, da 147ª Assembleia Geral da União Interparlamentar (UIP).

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar