#Angola #Destaques

Fernando Medina em Luanda para assinar acordo de cooperação no domínio das finanças

Angola e Portugal preparam-se para assinar um acordo de cooperação no domínio das Finanças Públicas, cujo acto será efectivado durante a visita oficial do ministro das Finanças daquele país europeu a Luanda, de 2 a 6 deste mês.

Fernando Medina, de acordo com um comunicado de imprensa divulgado, ontem, pelo Ministério das Finanças, citado pelo Jornal de Angola, deverá manter um encontro com a sua homóloga, Vera Daves de Sousa.

O acordo será rubricado na próxima quarta-feira, 5 de Abril, na sala de reuniões do edifício sede do Ministério das Finanças, segundo a mesma fonte, acrescentando que se enquadra nas acções de cooperação técnica a desenvolver pelos dois ministérios, com incidência em matérias Orçamental e Fiscal, de Gestão de Tesouraria, Financiamento e Dívida Pública.

O Protocolo de Cooperação entre Angola e Portugal visa, igualmente, contribuir para a capacitação de serviços e quadros técnicos, recorrendo, para tal, às valências que a parte portuguesa irá oferecer sobre gestão das Finanças Públicas.

O documento refere que “estas acções inserem-se no conteúdo definido no Programa Estratégico de Cooperação 2018-2022, estabelecido entre os dois Estados pelos ministérios responsáveis pelas relações externas”.

Antevê-se, igualmente, a possibilidade de a cooperação em Finanças Públicas vir a ser incluída no Programa Estratégico de Cooperação 2023-2027, que deverá ser celebrado em breve.

A agenda de trabalhos da visita do ministro Fernando Medina contempla, de igual modo, uma audiência a ser concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, além de um encontro com o ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, bem como com o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João.

Prevêem-se, também, reuniões técnicas com representantes do Banco Nacional de Angola, Unidade de Informação Financeira, do Gabinete de Estudos e Relações Internacionais e da Unidade de Gestão da Dívida Pública.

A delegação, encabeçada pelo ministro Fernando Medida, irá realizar, igualmente, uma visita ao Projecto do Santuário e Requalificação da Vila da Muxima, que se encontra enquadrado na linha de financiamento de Portugal.

Além de Fernando Medina, integram a comitiva o chefe de Gabinete do Ministro, o assessor Económico e de Comunicação, a assessora Diplomática, bem como a subdirectora-geral do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais.

Angola e Portugal são países que conservam fortes laços históricos de cooperação, amizade e confiança, fundados na proximidade linguística e cultural, no respeito mútuo, e no diálogo político-diplomático e económico.

A cooperação institucional entre os dois Estados tem evoluído de forma dinâmica ao longo dos anos, em vários domínios como o da Saúde, Educação, Formação, Agricultura, Ambiente, Energia, Água, Justiça, Segurança e Defesa, entre outros.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar