#Cultura #Destaques

Igreja S.Tiago Maior de Lândana vai ser reabilitada

As obras de reabilitação da Igreja S. Tiago Maior de Lândana, na província de Cabinda, vão preservar a imagem arquitectónica da infra-estrutura, segundo o secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André.

Em declarações à ANGOP, Ernesto Barros André sublinhou que actualmente decorrem trabalhos de estudos arquitectónicos e desenhos pela parte da construtora vencedora do concurso público.

Localizado na Vila de Lândana, município de Cacongo cerca de 45 kms a norte de Cabinda, o Templo, que passou a patrimonio cultural nacional, vai contar com a reposição da sua imagem arquitectonica original em réplica durante as obras de reabilitação.

Os principais pilares que suportavam a parte frontal da torre e do relógio da Igreja S.Tiago Maior de Lândana, com quase 115 anos de existência, encontram-se num estado de degradação acentuada.

Considerado um das maiores emblemas da história do inicio do cristianismo nesta parcela do território nacional, a infra-estrutura é uma das mascotes do turismo na província, tendo em conta o seu estilo ancestral arquitectónico, com vidros que remontam mais de 110 anos.

A sua construção data desde 1900, tendo sido concluídas quatro anos depois (1904). Foi o primeiro templo a ser fundado pelos missionários espirituanos em Angola, no dia 25 de Julho de 1873.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar