#Destaques #Sociedade

Itália quer reforçar cooperação com Angola na área da Justiça

O governo italiano manifestou ontem, em Luanda, a vontade de continuar a aprofundar com Angola a cooperação no sector da Justiça, na luta contra a corrupção e ao crime organizado, dada a sua experiência no combate à máfia.

Segundo o Encarregado de Negócios da Embaixada da Itália em Angola, Gabriele Magnini, que falava no workshop sobre ‘Confisco e Administração de Activos Recuperados’, organizado pela PGR e pela Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (ONUDC), em parceria com a Embaixada da Itália em Angola, o país europeu quer partilhar com Angola modelos normativos de boas práticas para o confisco e administração de activos recuperados.

A Itália, frisou, está empenhada, a nível nacional e internacional, em promover acções de combate à corrupção, ao crime organizado e ao branqueamento de capitais e trabalha para a construção de um quadro de recuperação de activos.

Gabriele Magnini lembrou que o Governo italiano tem experiência adquirida ao longo dos anos no combate ao fenómeno “máfia”.

“Não podemos esquecer que sistemas jurídicos eficientes, alinhados com as principais normas internacionais de combate ao crime organizado, lavagem de dinheiro e corrupção, ajudam a construir um ambiente económico legalmente orientado para o crescimento sólido, para o aumento da confiança dos investidores e atracção de investimentos estrangeiros”, sublinhou o diplomata.

O também primeiro secretário e Encarregado de Negócios da Embaixada italiana em Angola referiu que a política de recuperação de activos é uma ferramenta crucial para promover o desenvolvimento sustentável que está dentro da Agenda 2023 das Nações Unidas.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar