Kamala Harris deixa África com apelo ao investimento na criatividade
A vice-Presidente dos EUA encerrou, ontem, a viagem de uma semana pelo continente africano. A Vice-Presidente Kamala Harris reuniu-se com os Chefes de Estado da Zâmbia, Tanzânia e Ghana durante a jornada de três etapas. Se a influência de outras potências estrangeiras pairava sobre a sua viagem, Harris tentou aprofundar e reformular as relações dos EUA com o continente.
“A minha visita convenceu-me mais do que nunca de que devemos apreciar e compreender em todo o mundo a importância de investir no engenho e na criatividade africana. O tipo que vi durante esta viagem”, disse em Lusaka citada pela CNN antes de regressar aos Estados Unidos. “Nas minhas reuniões com os Presidentes do Ghana e da Tanzânia, e aqui na Zâmbia, lançamos novas iniciativas para fortalecer os nossos laços em-presariais. Também avança-
mos no nosso trabalho de apoio à democracia e à boa governação no continente, o que invariavelmente criará maior estabilidade e previsibilidade, do tipo que as empresas exigem e precisam investir”, acrescentou. “Em cada um desses compromissos. Ficou claro que havia um forte desejo dos líderes deste continente, dos jovens empreendedores deste continente de aumentar os investimentos nos seus países”, sublinhou.
Se Kamala Harris reconheceu que alguns lugares do continente africano lideram o mundo em soluções digitais, ela estabeleceu uma agenda para parcerias em soluções digitais ao apontar discrepâncias em toda a África. Para isso, ela prometeu apoio dos EUA.
“Em outros lugares do continente, vemos que há um atraso e que muitos ficam para trás e devemos ter clareza sobre os desafios que se apresentam para fechar essas lacunas e depois nos comprometermos a agir porque as soluções estão à vista e ao alcance.”
Os Estados Unidos intensificaram os esforços para se reconectar com os países africanos após a cimeira EUA-África do ano passado. O Presidente Joe Biden, já disse que também pretende visitar África ainda este ano.
“O presidente Biden, por meio dessas iniciativas, prometeu trabalhar com o Congresso dos Estados Unidos para investir 350 milhões de dólares e facilitar quase meio bilião em financiamento de desenvolvimento, para garantir que as pessoas em todo o continente possam participar da economia digital e global. ” Ontem de manã, depois de falar durante uma mesa-redonda com líderes empresariais e filantrópicos em Lusaka, Kamala Harris partiu para Washington.