#Mundo #Destaques

Luanda acolhe em Outubro Assembleia Geral da UIP

Luanda vai acolher, de 23 a 24 de Outubro deste ano, a 147.ª Assembleia Geral da União Interparlamentar (UIP), na qual 1.400 deputados de 172 países vão eleger o próximo presidente da entidade, que será um africano.

A informação foi avançada nesta segunda-feira à imprensa pela presidente do Grupo Nacional de acompanhamento à UIP, Idalina Valente, no final de uma reunião da Comissão Organizadora do evento, orientada pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira (na foto).

Nessa reunião, foi aprovada a composição da comissão organizadora, coordenada pela presidente do Parlamento angolano, e que inclui três sub-comissões de trabalho (Organização, documentação, asseguramento, comunicação e imprensa, Finanças, logística, protocolo e transportes, e de Eventos) e um secretariado executivo.

A deputada Idalina Valente, que é igualmente porta-voz do certame, destacou que esta será a segunda vez que um país de expressão portuguesa organiza esta reunião – a última vez ocorreu há 63 anos, no Brasil.

Na Assembleia Geral será eleito um novo presidente da UIP, para os próximos três anos, que sairá do Grupo Africano, tendo já sido identificada uma candidata da África subsariana, cujo nome não revelou.

Em Junho, Carolina Cerqueira vai enviar as cartas convite aos 172 membros da organização e aos cerca de 43 observadores.
A União Interparlamentar (UIP), fundada em Junho de 1889, constitui um fórum internacional de parlamentos. Sob a égide da ONU, tem como propósito fundamental promover paz e cooperação entre os povos, e a consolidação das instituições representativas, através do diálogo político.

Actualmente, a UIP é o principal interlocutor parlamentar das Nações Unidas, levando a esta organização a voz dos parlamentos nos processos de tomada de decisão. Em 2002, ONU atribuiu à UIP o estatuto de observador permanente.