#Sociedade #Escolha do Editor

Casa de Angola em França vai nascer ainda em 2023 em Paris

A Casa de Angola em França deverá ser inaugurada ainda neste ano, revelou ontem, em Paris, o secretário de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes.

De acordo com uma nota de imprensa do Serviço de Comunicação Institucional, Imprensa e Cultura da Embaixada em França, o governante, que falava num encontro, na Embaixada, entre membros da comunidade angolana – associações, empresários, estudantes e intelectuais – e uma delegação liderada pelo ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, que participou no Fórum de Investidores Angola-França, apelou ainda aos angolanos em França a recorrerem aos serviços do Consulado para registarem os seus filhos.

Ontem realizou-se, em Paris, o Fórum de Investidores Angola-França, uma iniciativa do Governo angolano, que visa promover o investimento estrangeiro no nosso País, pela via da explicação das transformações a todos os níveis que a nossa realidade vai vivendo, nomeadamente ao nível da manutenção da estabilidade económica.

Segundo a nota de imprensa, para o cumprimento desse propósito, esteve na capital francesa uma delegação chefiada pelo ministro da Economia e Planeamento, e ainda integrada pelos secretários de Estado da Agricultura e Pecuária, João Cunha, do Comércio, Amadeu Nunes e da Cooperação Internacional e Comunidades Angolanos, os presidentes da AIPEX, Lello Francisco, da Bodiva, Walter Pacheco e o administrador da Zona Económica Especial, Celso Borges.

A delegação foi recebida à chegada pela Embaixadora da República de Angola na República Francesa, Dra. Guilhermina Prata, e encontro foi aberto pela Chefe da Missão Diplomática angolana, seguida do Embaixador Christophe Bouchard, diplomata encarregue das parcerias económicas em África do Governo francês.

Seguiram-se as intervenções do ministro Mário Augusto Caetano João e outra do PCA da AIPEX, após as quais se realizaram dois painéis, um subordinado ao tema “Reformas Económicas para a Diversificação da Economia Angolana”, orientado pelo ministro da Economia e do Planeamento, que integrou ainda os Secretários de Estado da Agricultura e Pecuária e do Comércio, e um segundo sobre “Oportunidades de Investimento em Angola”, dirigido por Lello Francisco, pelo presidente da Bodiva, Walter Pacheco e pelo administrador da Zona Económica Especial, Celso Borges.

O périplo europeu do MEP decorreu, nesta semana, entre a República Checa, a Alemanha, e França.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar