#Economia #Destaques

Governadores dos bancos centrais da SADC reúnem em Luanda

O comité de governadores dos bancos centrais da SADC vai realizar, em Luanda, a 56.ª reunião para analisar a regulação e supervisão bancária e o impacto dos controlos cambiais sobre os fluxos transfronteiriços de mercadorias.

Segundo o Banco Nacional de Angola (BNA), a reunião decorre entre 10 e 12 de maio, e os governadores dos bancos centrais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) devem fazer a análise global do sistema financeiro da região.

Os sistemas de pagamento, compensação e liquidação, repatriamento de notas e moedas metálicas, serviços e capitais e o intercâmbio na capacitação de quadros são temas que vão igualmente dominar o encontro.

De acordo com o BNA, das iniciativas do comité de governadores dos bancos centrais (CCBG) perspectiva-se igualmente a criação de uma base de dados de estatísticas monetárias e financeiras, um banco de informação sobre as estruturas e políticas dos bancos centrais e dos mercados financeiros nos países da SADC.

Criado em 1995, o CCBG da SADC é uma estrutura especializada na promoção de uma estreita cooperação entre os bancos centrais da África Austral, considerando o seu papel fundamental na promoção do desenvolvimento económico e financeiro através da adoção de políticas que reforçam a estabilidade macroeconómica e financeira.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar