#Angola #Destaques

Relações com Portugal com novo quadro estrartégico – Téte António

O ministro das Relações Exteriores, Tėte António, manifestou, esta terça-feira, a necessidade dos governos angolano e de Portugal traçarem um novo quadro de prioridades estratégicas para impulsionar o reforço das relações empresariais e institucionais. Homólogo português faz balanço positivo das relações bilaterais, que são promissoras.

Ao falar na III Sessão da Comissão Mista Bilateral Intergovernamental Angolana-Portuguesa, o ministro disse ser necessário alargar os domínios da cooperação, elevar o nível e o enquadramento institucional para o incremento de investimentos angolanos em Portugal e vice-versa.

Augurou que a relação de trabalho entre as partes permita a definição de metas concretas a alcançar, em alinhamento com a nova dinâmica de cooperação desejada.

Para o chefe da diplomacia angolana, ė necessário que os dois países trabalhem no sentido de fortalecer as relações bilaterais e multilaterais quer no âmbito político-diplomático quer económico, financeiro e cultural.

Conforme o ministro, nessa III Sessão da Comissão Mista Intergovernamental as partes são chamadas a trabalhar para identificar novas áreas de cooperação de interesse mutuamente vantajosas.

Tėte António disse estar convicto que o estabelecimento de Acordos em domínios concretos facilitará, de um modo geral, a cooperação multifacetada entre Angola e Portugal.

O governante, que considerou excelentes e promissoras as relações entre os dois países, augurou que os objectivos traçados nos diferentes domínios entre os dois governos sejam convertidos em resultados concretos e satisfatórios em prol dos dois povos e países.

Lembrou, por outro lado, que o Governo angolano está engajado na busca de soluções para os problemas regionais e internacionais, bem como na resolução de conflitos em África e não só.

Tėte António reconheceu que os líderes africanos têm envidado esforços e tomado medidas corajosas para promover o progresso social e económico das populações através de investimentos nas suas instituições e no capital humano.

Assinados 50 instrumentos jurídicos em cinco anos

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, informou que, nos últimos cincos anos, ou seja, desde 2018 foram assinados 50 instrumentos jurídicos, “o que mostra a intensidade do relacionamento entre os dois países e outros estão envias de negociação”.

Enfatizou que o relacionamento entre os dois países é muito profundo e promissor, na medida em que contém muitas possibilidades de incremento e inovação.

“Temos conjunturas económicas interessantes de parte a parte, portanto seguimos com atenção o quadro das finanças públicas angolanas e do nosso lado também temos notícias muito positivas sobre a evolução da economia portuguesa”, vincou o diplomata luso.

António Costa visita o país em Junho

João Gomes Cravinho considerou que o quadro é particularmente propício para preparar a visita do primeiro-ministro António Costa a Angola, agendada para o mês de Junho deste ano.

Acredita que a visita marcará um momento particularmente significativo no relacionamento entre os dois países. “Um relacionamento que é fraterno e permite pensar em muitas possibilidades novas”.

Por outro lado, o chefe da diplomacia lusa notou que os dois países estão muito unidos no esforço conjunto de contribuir para a paz e progresso num quadro internacional difícil mercado por dificuldades e tensões em África e na Europa.

“É sempre extremamente útil e oportuno ouvir as ideias angolanas e ouvir sobre contributos angolanos para apaziguar conflitos que se registam neste continente e naturalmente somos todos afectados (…)”, expressou.

Disse ser precisamente neste contexto de tensões e dificuldades internacionais “que faz sentido apostarmos nos valores seguros que se encontram precisamente nas nossas amizades mais próximas, daí valorizamos especialmente esta Comissão Mista Intergovernamental e a visita do Primeiro-ministro António Costa a Angola”.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar