Ana Paula Tavares galardoada com Prémio Literário Guerra Junqueiro 2022
O Prémio Literário Guerra Junqueiro categoria Lusofonia Angola 2022 premiou a obra da escritora angolana Ana Paula Tavares.
A outorga do Prémio realizou-se na terra natal do ícone da literatura portuguesa Guerra Junqueiro, Freixo de Espada à Cinta, Portugal no âmbito das comemorações da evocação do centenário da sua morte.
O acto ocorreu na passada sexta-feira dia 7 de Julho no salão nobre da Câmara Municipal de Freixo e foi presidido pelo Presidente da Câmara Nuno Ferreira. Contou com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional de Portugal Isabel Ferreira, do Ministro da Cultura, Turismo e Producão Artesanal da Guiné Equatorial Prudêncio Dotey Sobole, dos embaixadores da Guiné Bissau, Guiné equatorial, representantes diplomáticos de Moçambique, Timor Leste e Angola e inúmeros convidados.
Recorde-se que Prémio Guerra Junqueiro laureou em 2020 o escritor Lopito Feijó e em 2021 o escritor João Tala, cujo galardão foi recebido no acto, pelo Adido Cultural de Angola em Portugal Luandino Carvalho.
A curadora do Prémio Literário Guerra Junqueiro Avelina Ferraz, frisou que a premiação destes homens e mulheres da literatura em língua portuguesa, pretende desde 2017 promover a nossa língua comum e servir como veículo de instrução para a cidadania e cultura dos países de expressão portuguesa.