#A nossa diáspora #Cultura #Destaques

Eduardo Messo leva ‘Afrotopia’ a Zurique

O artista plástico angolano, Eduardo Zabila Messo, realiza a sua primeira exposição individual, com o tema “Afrotopia”, com 11 obras, que estarão patentes ao público na galeria 111 Zweierstrasse 111/8003, em Zurique, Suíça, de 6 a 11 de Julho.

De acordo com uma nota dos Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas e outras organizações internacionais, em Genebra, as obras, todas pintadas a óleo, onde reflecte o seu estilo figurativo, com muitas histórias incorporadas e muitos relatos que carregam a espiritualidade, a beleza, emoções e manifestações da mulher angolana, estarão em destaque na pintura revelada por Eduardo Messo.

O pintor tem uma explicação para o seu crescimento artístico, como ele próprio diz: “Sou um artista plástico figurativo, mas também faço telas abstractas, pinto mais o estilo figurativo, tem sempre uma história por trás, não pinto por pintar, nos meus trabalhos relato muito sobre o interior espiritual, a beleza da mulher, gosto muito de pintar rostos femininos e encontro-me numa fase evolutiva, a cada dia que passa, tenho novas ideias para explorar nos meus quadros”.

O artista plástico acrescentou que a arte tem um grande lugar em sua vida. “Com ela libertei-me e mergulhei no mundo das cores, onde com espátulas e pincéis tento transmitir na tela a emoção, o humor e a energia que habitam em mim”.

Perfil
Eduardo Zabila Messo nasceu em Luanda, em 14 de Outubro de 1989, é auto-didacta, desenha e pinta desde tenra idade, mas apenas em finais de 2018 a pintura se tornou o seu principal ‘aliado’. Muito do que sabe aprendeu por conta da intuição, investigação e com alguma ajuda de colegas no curso médio de Ciências Económicas no colégio Albino, na Samba, em Luanda.

Distinções
Já arrebatou o segundo lugar na exposição de Carrousel du Louvre 2022 /França e um reconhecimento pela Organização Afrodescendentes Zurique que trabalha na divulgação e valorização de talentos africanos na diáspora.

Exposições colectivas
Mercado de Arte Talentos de Arte | Zurique 2020 / Suíça
Artbox.Project World 1.0 | 2020 / Suíça
Exposição colectiva de Arte Kreuzlingen 2021 / Suíça
Swiss Art Expo/ Artbox Project zurich 3.0| 2021 / Suíça
Vernissage Monday Art Kanzlei 2021 / Suíça
Digital Exhibition Art ScreenTV, Lauros Al Duomo, Bienal de Florença 2021
Expo Dubai #NOFILTERDXB 2021 /Dubai
Prémio de Arte do Luxemburgo 2021
Exposição The Colors of Summer 2022 / Alemanha
The Valley Art days & open ateliers 2022/ Suíça
Carrousel du Louvre 2022 /França
FIA BCN feira internacional de arte / Barcelona 2022
Art Expo Algarve / Portugal 2023
United Art Zürich Deluxe / Suíça 2023

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar