Obras do angolano Eduardo Messo patentes ao público até 11 de Julho em Zurique
Com o ritmo contagiante do semba a marcar o ambiente e a bandeira de Angola a engalanar a sala, o artista plástico angolano Eduardo Zabila Messo abriu, quinta-feira última (6/7), às Portas da Galeria 111, na rua Zweierstrasse, em Zurique, Suíça, onde até ao dia 11 deste mês, estarão patentes as 11 obras que configuram a sua primeira exposição individual.
As obras, pintadas a óleo e sob o tema “Afrotopia”, evidenciam a energia de um pintor jovem, com um grande potencial de criar e recriar as diversas formas humanas de encarar a vida, revelando um novo conceito de arte, pois mistura o estilo figurativo que ao mesmo tempo incorpora o abstracto, transmitindo diversas matizes e histórias de vida.
Segundo uma nota dos Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas e outras organizações internacionais, em Genebra, para Eduardo Messo, com o tema “Afrotopia” pretende explicar diversos motivos e formas de vida pelas quais os africanos passam e revelam a força, inteligência e toda a forma de ser, fazer e estar que marcam o continente africano.
Individualidades de diferentes nacionalidades marcaram presença e revelaram-se apaixanados pelas obras de Eduardo Messo, todas pintadas a óleo.
Foi o caso de Joss Toledo, de nacionalidade esponhola, ele também artista plástico revelou-se um admirador de Eduardo Messo e o considera ser um pintor versátil com um eneorme coração e alma. “Gosto de interagir com ele”.
Carlos Félix, moçambicano, promotor de eventos, diz-se igualmente um admirador de Eduardo Messo e tem vindo a seguir a sua evolução.
Por seu lado, Isaías Khembo, angolano também radicado na Suíça, lança um apelo para que Eduardo Zabila Messo possa ser apoiado e prosseguir o seu percurso artístico de uma forma sustentável.
De acorco com o artista, até ao dia 11 de Julho, algumas instituições de ensino locais que lecionam a cadeira de belas artes, vão levar os seus estudantes a visitarem a exposição e interagirem com o artista como forma de motivar os estudantes a ganhar mais gosto pela disciplina.
Uma dessas instituições de ensino é a Schulhaus Feld que lecciona história da arte. Conta com cerca de 30 professores que atendem cerca de 170 jovens.
PERFIL
Eduardo Zabila Messo nasceu em Luanda, aos 14 de Outubro de 1989.
É autodidacta, desenha e pinta desde tenra idade, mas apenas em finais de 2018 a pintura tornou-se o seu principal aliado.
DISTINÇÕES
Até ao momento, arrebatou o segundo lugar na exposição de Carrousel du Louvre 2022/França e um reconhecimento pela Organização Afrodescendentes com sede em Zurique, que trabalha na divulgação e valorização de talentos africanos na diáspora, com maior predominância para zona Euro.
EXPOSIÇÕES COLECTIVAS
Até ao momento participou nas seguintes exposições colectivas:
Mercado de Arte Talentos de Arte | Zurique 2020 / Suíça
Artbox.Project World 1.0 | 2020 / Suíça
Exposição colectiva de Arte Kreuzlingen 2021 / Suíça
Swiss Art Expo/ Artbox Project zurich 3.0| 2021 / Suíça
Vernissage Monday Art Kanzlei 2021 / Suíça
Digital Exhibition Art ScreenTV, Lauros Al Duomo, Bienal de Florença
2021
Expo Dubai #NOFILTERDXB 2021 /Dubai
Prémio de Arte do Luxemburgo 2021
Exposição The Colors of Summer 2022 / Alemanha
The Valley Art days & open ateliers 2022/ Suíça
Carrousel du Louvre 2022 /França
FIA BCN feira internacional de arte / Barcelona 2022
Art Expo Algarve / Portugal 2023
United Art Zürich Deluxe / Suíça 2023