#Destaques #Mundo

Angola lidera Comité de Altos Funcionários da SADC

O embaixador angolano Nazaré José Salvador assumiu hoje, terça-feira, a presidência rotativa, por um ano, do Comité Permanente dos Altos Funcionários da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), no quadro da 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização, a realizar-se no dia 17, em Luanda.

De acordo com a Angop, Nazaré Salvador, que também é o director do Comité SADC em Angola, substituiu o congolês democrata, na coordenação do órgão, na abertura da reunião do comité, que trata de questões operacionais e que prepara a agenda do Conselho Ministros da organização.

De acordo o porta-voz da 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, o embaixador Jorge Catarino Cardoso, os altos funcionários deram o pontapé de saída para a Cimeira do dia 17 de Agosto, com a preparação da agenda para o Conselho de Ministros, marcada para 13 e 14 deste mês.

Afirmou que o documento inscreve questões que permitirão avaliar os progressos alcançados desde a última Cimeira de Kinshasa, realizada no ano passado.

Apontou, entre as questões em debate as orçamentais, incluindo financiamento a vários projectos de integração e o relatório do secretário executivo da SADC sobre o plano de desenvolvimento regional, que assenta nos pilares fundacionais da paz, segurança e governação.

O também director África, Médio Oriente e Assuntos Regionais do Ministério da Relações Exteriores disse estar prevista ainda a avaliação do grau de implementação dos vários projectos de infra-estruturas com impacto na integração regional.

Disse estar agendada também a abordagem sobre o emprego e a empregabilidade e enfermidades e doenças transmissíveis, sobretudo, o HIV/Sida.

Lembrou que a industrialização será o mote de Angola nos próximos 12 meses, tendo como lema “capital humano e financeiro: os principais factores para a industrialização sustentável na região da SADC”.

Integram a organização regional Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Eswatini, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Angola assume no mês em curso a presidência rotativa da SADC, para um período de um ano, depois de já o ter feito em 2012.

A SADC é uma organização inter-governamental criada em 1992 e dedicada à cooperação e integração socio-económica, bem como à cooperação em matérias de política e segurança. JFS/AL

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar