#Angola #Escolha do Editor

“Honrar a memória de Neto é participar no esforço colectivo de contribuir para uma Angola cada vez melhor” – Embaixadora Maria de Jesus Ferreira

A Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, depositou hoje (19.09) uma coroa de flores no busto do Dr. António Agostinho Neto que se encontra no hall de entrada da Missão diplomática em Lisboa, marcando assim o ponto alto do programa das celebrações do Dia do Herói Nacional em terras lusas.

Na ocasião, segundo uma Nota de Imprensa dos Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada angolana em Lisboa, a Embaixadora Maria de Jesus Ferreira, que na cerimónia esteve acompanhada pelos diplomatas e funcionários da Missão Diplomática, sublinhou que “como acontece todos os anos, também neste a data do 17 de Setembro não poderia deixar de ser aqui assinalada, precisamente no País onde o Dr. António Agostinho estudou, se formou e desenvolveu actividade política – e daqui partiu para o exílio em Marrocos”.

“Trata-se de uma homenagem simples na sua configuração, mas repleta de um simbolismo que nos obriga a respeitar aqueles que foram os nossos Heróis e, com eles, todos os que se bateram para que Angola seja hoje uma Nação livre, independente e, por isso, dona do seu futuro”, acrescentou.

“Este ano, por razões conjunturais que todos conhecemos, o 17 de Setembro – cujo programa de comemorações se estende até ao próximo dia 25 – não terá a pompa de anteriores celebrações, mas, se fosse vivo, o Presidente Agostinho Neto seria o primeiro a compreender a situação e aplicar aquele que foi um dos principais lemas de governação “primeiro, temos que resolver o problema do Povo”, acrescentou a Embaixadora.

“É isso que o nosso Executivo, sob a liderança do Presidente João Lourenço, tem vindo a fazer: colocar os interesses do nosso Povo – e, com eles, do País acima de tudo o mais. Honrar a memória do Fundador da Nação é, também, participar neste esforço colectivo de contribuir para que o nosso País seja cada vez melhor, mais forte e capaz de resolver os problemas dos seus filhos, que afinal somos todos nós”, concluiu a Embaixadora Maria de Jesus Ferreira.

Ainda no âmbito das celebrações do Dia do Herói Nacional, em Portugal, está patente ao público, até ao dia 25, nas instalações da Embaixada de Angola em Portugal, uma exposição fotográfica que retrata a vida e a obra de António Agostinho Neto, tanto na vertente política e literária, como naquela que foi a sua acção humanista junto das populações mais carenciadas.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar