#Economia #Destaques

Empresa angolana Omatapalo premiada nos EUA por ajudar no fomento da relação económica entre os dois países

O Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos (EXIM) atribuiu esta sexta-feira em Washington D.C. à Omatapalo, em conjunto com o Ministério das Finanças da República de Angola, a SunAfrica e o ING Bank LLC com o Prémio “Negócio do Ano”. durante a sua Conferência Anual de 2023.

A justificação para esta distinção resulta do reconhecimento pelo impacto que a operação realizada pela empresa Angolana e pela sua congénere Americana teve no fomento das relações económicas entre os Estados Unidos da América e Angola.

O consórcio Omatapalo SunÁfrica contratualizou com o financiamento do banco estatal norte americano US Eximbank 2 mil milhões de USD. A primeira fase do financiamento foi aprovado no montante de 907 milhões de USD para a construção de dois parques solares fotovoltaicos em Catete e Malange. A segunda fase deverá estar concluído o financiamento pela entidade norte americana no primeiro trimestre de 2024 e tem como objecto a construção de 65 parques solares fora da rede nacional de energia, com sistema de baterias associados, em complemento sistemas de distribuição de energia e abastecimento de água, na região Sul de Angola.

A receber este prémio em nome da Omatapalo esteve o seu PCA e CEO, Pedro Santos e em representação do Ministério das Finanças da República de Angola, esteve S. Exa. o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nos EUA, Agostinho Van-Dúnem.

O projeto – inicialmente anunciado durante a Cimeira do G7 de 2022 – avança a principal Parceria para Infraestruturas e Investimentos Globais (PGII) do Presidente Biden, que visa promover a infraestrutura digital e energética em todo o mundo. De notar que apenas entidades e empresas que cumpram as exigentes regras de boa governação e de compliance existentes nos EUA, podem ter acesso a participar em semelhantes parcerias.

Instados a comentar a operação os vários intervenientes disseram:

“A OMATAPALO teve uma experiência muito positiva ao trabalhar com o EXIM Bank na sua tentativa de apoiar necessidades críticas de desenvolvimento no sector energético de Angola de uma forma acessível e sustentável”, disse Pedro Santos, Presidente e CEO da OMATAPALO. “Com o apoio do EXIM, a OMATAPALO executará o objectivo do governo angolano de aumentar estes serviços básicos para milhões dos seus cidadãos. Estamos orgulhosos de desempenhar um papel importante neste projeto e honrados por ter sido reconhecido como o Negócio do Ano do EXIM.”

“Estou muito orgulhosa de anunciar este acordo como o Negócio do Ano do EXIM”, disse a Presidente e Presidente do EXIM, Reta Jo Lewis. “Este acordo não é apenas histórico como a maior transação de energia renovável que o EXIM autorizou até o momento, mas também apoia a Parceria da Administração Biden-Harris para prioridades globais de infraestrutura e investimento para avançar a tecnologia de energia limpa e projetos de infraestrutura importantes em todo o mundo.”

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar