#A nossa diáspora #Capa

Jocelyna Pemba expõe obras em Lisboa, com Don Ruelas como convidado

Uma exposição de pinturas fotográficas e vídeo denominada Transcendência, da artista plástica angolana Jocelyna Pemba, está patente na Galeria Artistas de Angola, em Lisboa desde 29 de Setembro, até ao próximo dia 31 deste mês.

Em declarações nesta terça-feira, em Lisboa, ao Voz da Diáspora, Don Ruelas, artista convidado a participar da exposição pela anfitriã, revela que na mesma estão expostos 50 quadros, dos quais 42 da Pemba e 8 de sua autoria e um vídeo.

De acordo com a fonte, Pemba retrata nas suas obras a sua trajectória, que ao longo da sua carreira tem desenvolvido obras em pintura, performance, instalação, fotografia e escultura.

Nas exposições e concursos em que participou tem vindo a conquistar o mercado angolano, bem como outros mercados internacionais, e assim erguido um estável trajecto com o seu trabalho artístico.

Premiada com o segundo lugar no Prémio Ensa 2022, Pemba tem participado em várias exposições nacionais e internacionais, bem como tem obras de artes com vários coleccionadores nacionais como estrangeiros.

Don Ruelas apresenta pintura sobre fotografia e vídeo, que tem a intervenção de Pemba, que demonstra as preocupações que os artistas têm com a preservação do meio ambiente.

“Nesta exposição de cumplicidade, a nossa abordagem parte da prevenção do meio ambiente, de onde a inspiração vem da própria Pemba, que me convidou a acompanhar os seus trabalhos e assim surgindo a ideia de fazer esta crítica aos problemas reais e contemporâneos do país”, afirmou Don Ruelas.

Jocelyna Pemba Kingalu ou Pemba é membro- fundadora do Colectivo Formiga e do Atelier les Réserves de l´Art e também membro da UNAP, da Fundação Rui de Matos e da International Association of Artists (artcom), assim como gerente da Associação de Jeunes Artistes d´Avenir.

Na sua trajectória, encontram-se composições pictóricas, onde junta técnica mista com toque espatulado. Pinceladas audazes, bem tratadas, o contraste entre cores fortes, quentes e frias, e linhas harmoniosas completam a trajectória da artista com futuro, que tem na pintura como sua paixão. Pratica a pintura, performance e escultura e estudou Belas Artes em Kinshasa, República Democrática do Congo, tendo sido recentemente premiada pelo Instituto Camões, em Luanda.

Nascido em Luanda, Don Ruelas é membro fundador de vários grupos artísticos, nomeadamente, os Nacionalistas (1995-1999), Oficina Kapela (2015-2016), Koop Arte (2020) e Two in One (2021- 2023). Frequentou a Academia de Arte Média e Tecnologia e vários cursos ligados às artes plásticas nos Países Baixos, entre 2000 e 2021. Participou ainda em várias exposições colectivas, tanto a nível nacional como internacional.

São seus prémios o World Press Foto e o BESA – Banco Espírito Santo – Angola, 2009.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar