#A nossa diáspora #Angola #Destaques

Filmes, livros e dança de Angola assinalam Dipanda na Fábrica do Braço de Prata, em Lisboa

A curta metragem denominada ” Uma festa para viver”, de Ruy Duarte de Carvalho, que retrata os dias que antecederam a proclamação da independência de Angola, será exibida na próxima quinta-feira (16 Novembr), na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa.

O evento, que será organizado pelos artistas angolanos em Lisboa, enquadra-se nas actividades comemorativas aos 48 anos da independência nacional, assinalado a 11 do corrente mês.

De acordo com o programa das actividades, a que o Voz da Diáspora teve acesso hoje, terça-feira, depois da exibição da curta metragem produzida pela Televisão Pública de Angola, seguir-se-á uma conversa a volta do tema” Construções da história de Angola nos séculos XX e XXI”, com o professor Alberto Oliveira Pinto e no Final haverá poesia, trova, entre outros.

No dia 23 de Novembro, será exibida a curta metragem “A Persistente Fragilidade da Memória” produzida pela geração 80 ( Associação Tchiweka de Documentação), um filme do projecto “Angola nos Trilhos da Independência” que traz à memória da luta contra o colonialismo.

Depois, no dia 30, a fundadora e coordenadora do projecto história social de Angola, Marinela Cerqueira, apresenta o livro “A Juventude Angolana no período pós colonial. Seguidamente, será exibido o filme de Ariel Bigault intitulado” canta Angola”, focado na resistência dos artistas da música popular em tempos de conflitos políticos e de dramas sociais.

A festa da Dipanda encerra com uma “Roda do Semba”, em que vão participar vários músicos convidados.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar