#A nossa diáspora #Escolha do Editor #Multimedia #Vídeo

Investimento de empresas suíças em Angola é bem-vindo – Embaixadora

A Embaixadora da República de Angola na Confederação Suíça, Filomena Delgado, reafirmou, nesta terça-feira, em Berna, capital da Suíça, a intenção de Angola em ver mais empresas suíças dos sectores da saúde no país, sobretudo na indústria farmacêutica, aproveitando as oportunidades de investimento que o mercado angolano oferece.

Segundo uma Nota de Imprensa da Embaixada, durante a cerimónia de recepção oficial do 48.º Aniversário da Independência Nacional de Angola, a diplomata destacou ainda a manifesta intenção dos dois países em reforçarem as relações bilaterais.

A dirigente afirmou que a República de Angola e a Confederação Suíça têm manifestado interesse no aprofundamento da cooperação nos mais variados domínios, tendo sido dinamizado o mecanismo de consultas políticas bilaterais, em sede do qual são abordadas diferentes matérias de interesse comum, incluindo a avaliação do grau de implementação e negociação de acordos, o intercâmbio de experiências, assim como questões regionais e internacionais.

Num acto realizado numa das unidades hoteleiras da capital suíça, a Embaixadora Filomena Delgado agradeceu também a amizade, fraternidade e solidariedade dedicadas ao povo angolano, confirmada com a presença de diplomatas suíços na cerimónia.

A representante diplomática de Angola destacou igualmente as reformas em curso em Angola, que têm um carácter transversal aos mais variados sectores da vida nacional e têm vindo a registar sucessos assinaláveis do ambiente de negócios do país, gerando oportunidades para os investidores nacionais e estrangeiros.

Nesse sentido, salientou a inauguração do novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, com capacidade para receber 15 milhões de passageiros e 50 mil toneladas de mercadorias por ano, a previsão de crescimento económico em 2024 na ordem dos 2,8% e, entre outras medidas, a isenção de vistos de turismo para cidadãos de 98 países que pretendam visitar Angola e desfrutar da sua variada oferta turística, incluindo os cidadãos suíços.

Sublinhou a forte participação da multinacional suíça, Trafigura, com 49 por cento de capital, no projecto de reconstrução e ampliação do “Corredor do Lobito”, uma importante linha ferroviária que ligará três países da região (Angola, RDC e Zâmbia).

Referiu que Angola é um país amante da paz e da estabilidade, que trabalha para a consolidação da sua democracia e do crescimento económico, e que continuará a desenvolver a sua política externa com base nos princípios do respeito e igualdade entre os Estados, de resolução pacífica dos conflitos, de cooperação entre os povos, do progresso e de justiça social.

Finalmente, dirigiu-se às comunidades angolanas residentes na Suíça e em Lichtenstein, e assumiu o firme compromisso de, com a colaboração da sua equipa, tudo fazer para que os problemas mais inquietantes sejam resolvidos ou minorados paulatinamente, sempre na base do diálogo inclusivo e de parceria construtiva.

Entre os presentes na cerimónia, realce para o Embaixador Philipp Stalder, director da Divisão África Subsaariana e Francofonia do Departamento Federal dos Negócios Estrangeiros da Suíça, a Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária e Representante Permanente da República de Angola junto das Nações Unidas em Genebra, Margarida Izata, assim como membros do Corpo Diplomático acreditado na Confederação Suíça e junto da ONU em Genebra, e representantes das comunidades angolanas residentes na Suíça e em Lichtenstein. Destaque ainda no evento, para a presença do Embaixador dos Estados Unidos da América na Suíça, Scott Miller, e de representantes diplomáticos da Rússia, China, Reino Unido, e de muitas outras nações dos quatro cantos do globo.

Também inserido no quadro das celebrações do Dia Nacional, a Embaixadora conviveu com mais de quatro centenas de cidadãos angolanos residentes nesses territórios, num evento que teve lugar no último fim de semana na cidade de Zurique.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar