#A nossa diáspora #Destaques

Marcelino Pintinho, o duplo Doutor angolano que a Universidade de Évora distinguiu

O angolano Marcelino Pintinho recebeu, nesta quarta-feira, dia 01 de Novembro, a distinção e a carta Doutoral em Sociologia, pela prestigiada Universidade de Évora em Portugal, tornando-se oficialmente num ‘duplo Doutor’. E foi único Africano e Angolano distinguido num universo de 78 professores doutores.

A cerimónia de imposição das insígnias Doutorais decorreu na Sala de Actos da referida Universidade e foi presidida pela Reitora, Hermínia Vasconcelos Vila, contando com as presenças do Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, de deputados da Assembleia da República portuguesa, membros do aparelho do Estado, directores nacionais, professores e comunidade académica.

O acto decorreu no âmbito das celebrações do dia da Universidade de Évora. Fundada há 459 anos, é considerada a segunda universidade mais antiga de Portugal e uma das nove mais prestigiadas da Europa.

Marcelino Pintinho, 37 anos, terminou, em Maio deste ano, com distinção e unanimidade, o segundo doutoramento na referida instituição, tendo sido considerada a maior distinção de título de doutoramento a nível da União Europeia.
A defesa do professor angolano teve como título “o Analfabetismo e o Desemprego como factores de Exclusão Social: Caso do Município de Cazenga- Luanda”.

É um dos poucos angolanos a possuir dois doutoramentos em dois continentes diferentes, nomeadamente Continente Americano e Europeu.
Marcelino Pintinho é licenciado em Sociologia pela Universidade Agostinho Neto, Mestre em ciências de Educação, Pós-graduado em Intelligence e Estudos de Segurança, Doutor em ciências de Educação pela Universidade Metropolitana de Asunção Paraguai, e Doutor em Sociologia pela Universidade de Évora Portugal.

O Académico é também dos oficiais Comissários mais jovens do Ministério do Interior da República de Angola, onde exerce a função de Director da Escola Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Professor dos Cursos de Mestrados na Universidade Jean Piaget de Angola, Universidade Privada de Angola (UPRA) e de Licenciatura do Instituto Superior Politécnico Internacional de Angola ( ISIA).

Possui vários artigos científicos publicados e obras, com destaque para “Efeitos da fuga à Paternidade na Estrutura Familiar, A Exclusão Social dos Idosos, Gravidez na Adolescência e os Desafios da Maternidades e o Analfabetismo como Factor de Exclusão Social”.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar