Estudantes angolanos recebem diploma em Hotelaria e Turismo em Portugal
A embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, assistiu ontem, segunda-feira, dia 26, na cidade de Vila Real de Santo António, no Algarve, Portugal, à entrega de diplomas a um grupo de angolanos que concluíram a sua formação em Hotelaria e Turismo.
No total, receberam os diplomas de conclusão de curso 15 estudantes de um grupo de 63 angolanos que enviados pelo Instituto de Formação Turística de Angola (Infotur), ao abrigo de um acordo assinado com o Instituto de Turismo de Portugal.
Na ocasião, a embaixadora Maria de Jesus Ferreira agradeceu a “disponibilidade e cooperação da direcção da Escola de Turismo e Hotelaria de Vila Real de Santo António na formação de 63 angolanos na área de hotelaria e turismo, um instrumento fundamental para a sua capacitação e para melhor servirem aquela que é considerada a indústria da paz.”
Angola tem vindo a desenvolver um processo para a diversificação da economia, com apostas fortes noutras fontes de captação de receitas, para além do petróleo. Muito recentemente, o. Presidente da República, João Lourenço, referiu-se ao turismo como sendo um dos sectores-chave para a arrecadação de receitas, para a criação de novos empregos e para a projecção do nosso país nos mercados internacionais”.
A embaixadora Maria de Jesus Ferreira sublinhou que “a nível do turismo, estão em curso vários projectos para a criação de novas infra-estruturas e para a melhoria das já existentes, no sentido de as modernizar e tornar mais competitivas.”
Para que esses objectivos possam ser alcançados, além das infraestruturas, é necessária a existência de um capital humano capaz de responder aos desafios lançados para que o turismo angolano cumpra o seu papel estratégico no crescimento do país e divulgação das suas riquezas, culturas e calor humano dos angolanos”, adiantou.
Assistiram à cerimónia, o director-geral do Infotur, Afonso Vita, a cônsul-geral de Angola em Lisboa, Vicência de Brito, membros do corpo diplomático angolano acreditado em Portugal e várias autoridades portuguesas ligadas à área do turismo e ao Município de Vila Real de Santo António.
Durante a entrega de diplomas registaram-se vários momentos culturais, sendo de destacar uma homenagem a Ruy Mingas, recentemente falecido, e à exibição de vídeos de promoção do turismo angolano.