#A nossa diáspora #Capa #Escolha do Editor

Embaixadora em Portugal destaca foco na juventude do PDN 2023-2027

A embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, disse neste sábado (6), em Lisboa, que o Programa de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 coloca a juventude no centro da formulação de políticas públicas, orientadas para dois pilares prioritários de desenvolvimento.

Maria de Jesus Ferreira falava durante o acto de celebração do 4 de Abril, Dia da Paz e de Reconciliação Nacional, realizado sob lema “Juntos pelo crescimento inclusivo do país”.

De acordo com a diplomata, os dois pilares prioritários são o desenvolvimento do capital humano, pela elevação do nível de qualificações dos angolanos, visando proporcionar-lhes oportunidades para o aumento dos seus níveis de vida. Concomitantemente, há a necessidade de elevar os níveis de segurança alimentar, permitindo o acesso a uma alimentação equilibrada, aumentar a produção nacional e o emprego.

Para a diplomata, o Plano de Desenvolvimento Nacional procura concretizar projectos que impactem directamente os pilares de desenvolvimento e que tenham efeitos transversais às diversas dimensões da vida social e económica.

Acrescentou, que numa conjuntura económica-financeira adversa, interna e internacionalmente, o Governo angolano tem desenvolvido e continuará a desenvolver esforços normativos, operacionais e financeiros para prover os recursos necessários a afectar a este Plano.

O PDN é um documento extenso e denso, abrangendo todos os aspectos da vida social e económica.

Neste contexto, Maria de Jesus Ferreira convidou os estudantes de ciências económicas, sociais, jurídicas, relações internacionais e todos os interessados a estudarem o documento, fazerem trabalhos de investigação e darem contribuições, designadamente quanto ao grau de execução, qualidade e impactos dos projecto constantes do Plano.

Atendendo ao grau de importância da data para o país, a embaixadora sugeriu instituir-se um prémio anual, por ocasião do Dia da Paz, a atribuir ao melhor trabalho de investigação académica sobre o PDN 2023-2027 e sobre a Estratégia de Desenvolvimento de Longo Prazo “Angola 2050”.

Durante a cerimónia, foram ainda apresentados dois temas sobre” Soluções Africanas para ganhar a Paz, África do Sul e Angola” e “ Benefícios da Paz para a Juventude”, dissertados pelo Brigadeiro Manuel Correia de Barros e Ayrton Pahula.

Durante o evento, em que participaram diplomatas angolanos acreditados em Portugal, políticos, estudantes, entre outros, os presentes foram brindados com momentos de músicas oferecidos por Kizua Gourgel.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar