Governante angolano lança em Portugal livro “Angola a Geração de Transição “
Lisboa – O governante angolano Archer Mangueira lançou o seu livro intitulado “Angola a Geração da Transição”, apresentado pela Âncora Editora num concorrido acto, nessa sexta-feira, em Lisboa (Portugal).
No livro autobiografia de um servidor público, com 342 páginas, o autor reflecte o percurso histórico, desde os primórdios da luta de libertação pela independência de Angola do jugo colonial fascista português.
Enfatiza, neste contexto, a sua vivência com proeminentes figuras desse processo libertador que o motivaram a enveredar pelo mesmo caminho de luta e glória.
O apresentador da obra, José Octávio Serra Van-Dúnem, enfatiza que Archer Mangueira apresenta acontecimentos vividos no período da independência, permitindo assim a que muitos relembrem também o passado.
Para o académico e sociólogo José Octávio Serra Van-Dúnem, o livro é mais um documento que vai servir de pesquisa para os angolanos.
Durante a apresentação do livro, o autor afirma ter sentido a necessidade de escrevê-lo, por formas a incentivar os jovens a dedicarem-se em causas para o desenvolvimento do país.
Perfíl do autor da “Angola a Geração de Transição”
Augusto Archer de Sousa Mangueira nasceu em Luanda em 26 de Setembro 1962. É licenciado em Economia pela Escola Superior de Economia de Berlim “Bruno Leuschner”, com pós-graduação nas áreas de Macroeconomia, Microeconomia, Econometria, Finanças Públicas, Matemática para Economistas e Gestão e estudos avançados em Macroeconomia (Universidade de São Paulo e Fundo Monetário Internacional), tendo frequentado o doutoramento em Macroeconomia pela Universidade Complutense, Madrid, Espanha.
Actual governador provincial do Namibe, foi ministro das Finanças,
presidente da Comissão do Mercado de Capitais, assessor do Presidente da República para os Assuntos Económicos, secretário de Estado e vice-ministro do Comércio, representante comercial de Angola em Espanha, professor assistente nas Faculdades de Economia e de Direito da Universidade Agostinho Neto (UAN), administrador da Clínica Multiperfil, membro da Comissão Nacional de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, presidente da Federação Angolana de Andebol e vice-presidente do Comité Olímpico Angolano.
Archer Mangueira foi o mais jovem deputado de Angola, com 18 anos, e desde os 13 anos membro activo da JMPLA, organização juvenil do MPLA, partido de cujo Comité Central é membro.
Participaram do acto, a cônsul de Angola em Lisboa, Vicência de Brito, funcionários da Embaixada de Angola em Portugal, políticos, docentes e discentes, entre outros convidados.