#Capa #A nossa diáspora

Algarve conta com novo corpo directivo da Casa de Angola

A Casa de Angola no Algarve conta com um novo corpo directivo, empossado no passado sábado, em Faro, numa cerimónia que marcou a comemoração dos 30 anos de existência da associação.

Na cerimónia, realizada no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária Tomás Cabreira, em Faro, tomaram posse para o quadriénio 2024/2028, Paula Maria Nunes Medeiro,s para o cargo de Presidente de Direcção da Casa de Angola no Algarve, em substituição de Gameiro Alves, que assumiu o cargo, intercaladamente, nos últimos 30 anos.

À Paula Maria Nunes Medeiros são reconhecidas as qualidades no brilhante serviço público prestado e, por tal, fica assim depositada não só a confiança na prossecução dos objectivos actuais, assim como no desenvolvimento futuro da Associação.

Carlos Eduardo Deus Pereira, prestigiado advogado, tomou posse como presidente da Mesa da Assembleia-Geral, e como presidente do Conselho Fiscal tomou posse o economista José Carlos Gonçalves Júnior, docente universitário no Algarve.

Durante a cerimónia, o ministro Conselheiro da Embaixada de Angola em Portugal, Henrique Assis, afirmou que as casas que Angola tem espalhadas por todo o mundo são pontos de encontro fundamentais para que a angolanidade que se transporta se expanda e expresse na participação conjunta nas mais diversas actividades.

“Os espaços são também um local de partilha de experiências e de acolhimento solidário, para que, todos juntos, possamos resolver os diversos tipos de problemas que afectam a nossa comunidade”, salientou o Ministro Conselheiro.

Henrique Assis, que falava em representação da embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, disse que a renovação de mandatos mostra a vitalidade organizativa dos responsáveis por esta Casa a sua vontade democrática de dar voz aos seus membros, para que estes, por via do voto, dêem expressão prática à avaliação do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.

“Apesar da distância física, o amor pelo nosso país é o elo que nos tem de unir, de modo cada vez mais apertado”, referiu.

Por isso, em nome Embaixadora Maria de Jesus Ferreira, deixou clara toda a disponibilidade e disposição na Embaixada em trabalhar de perto com a Casa de Angola no Algarve, como faz com as restantes que se encontram espalhadas por Portugal inteiro, para se elevar, cada vez mais alto, o nome de Angola.

Quer a missão deste elenco, quer a da representação diplomática angolana só terão sucesso caso permaneçam unidos no espírito de bem servir os interesses do país, disse.

A grande “Noite Africana” de 24 de Agosto, promovida pela Casa de Angola no Algarve, teve dois momentos distintos: O primeiro consubstanciou-se no empossamento dos eleitos e o segundo, de cariz cultural, com poesia, danças africanas e um espetáculo musical, com a presença do consagrado internacionalmente cantor angolano Mago de Sousa.

A Casa de Angola no Algarve foi fundada a 11 de Julho de 1991 por angolanos nascidos em Angola e por portugueses que viveram muito tempo no país africano. É uma associação desportiva e cultural, com sede na cidade de Faro.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar