Estudantes angolanos em Portugal pedem quotas PALOP’S para acesso a residências universitárias
A Associação dos Estudantes Angolanos em Portugal (AEAP), numa delegação composta pelo presidente, Ayrton Pahula, e pelo vice-presidente para Acção Académica, Augusto Francisco, participou no Encontro Nacional da Juventude Portuguesa, que decorreu entre os passados dias 30 de Agosto e 1 de Setembro, em Aveiro, em Portugal.
O Encontro, evento organizado pelo Conselho Nacional da Juventude de Portugal, onde mais de 500 jovens oriundos de todo o país debateram e apresentaram propostas a decisores políticos (ministros e secretários de Estado), organizações de juventude, especialistas e instituições dos vários quadrantes da sociedade, sobre aqueles que são os principais problemas que afetam os jovens em Portugal. Durante o evento, a delegação da AEAP teve uma participação activa durante as discussões, resultando na apresentação das seguintes propostas ao Governo português:
1- Atribuição de quotas no acesso às residências universitárias para os estudantes PALOP’s, para que estes tenham vagas disponíveis nas residências; 2- Realização de exames especiais aos estudantes africanos que começam a frequentar as aulas muito tarde devido ao atraso na emissão dos vistos: A AEAP, durante o evento, manteve conversas com a ministra da Juventude de Portugal, a Ssecretária de Estado da Habitação, a secretária de Estado adjunta para a Igualdade e o presidente da Câmara Municipal de Aveiro. Importa destacar a presença do Presidente da República Portuguesa, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, que a participação da AEAP no encontro.